quinta-feira, 7 de setembro de 2006

"O que é o bem (em todos os seus sentidos)?"
Fui atrás do que é “Bem” na internet...
Juridicamente, bem é tudo aquilo que é de propriedade de alguém, ou que é apto a constituir o seu patrimônio. Patrimônio é, assim, o conjunto de bens. Bem é todo valor que representa algo para a vida humana, de ordem material ou imaterial. No âmbito jurídico devemos estar atentos para o uso indistinto de bem ou de coisa, pois nem tudo que no mundo físico é coisa tem a mesma conotação no mundo jurídico, como acontece por exemplo com o corpo do ser humano vivo, considerado elemento essencial da personalidade e sujeito de direito, já que não é possível separar na pessoa viva o corpo da personalidade.”

Não me aprofundei ainda mais no jurídico, pois aparentemente, esse é um sentido de bem, mas que para mim não importa nem um pouco para uma discussão filosófica que até agora se portou de forma há não estar ligada a conceitos pré formados.

Porem, acho que a pergunta é valida, e fugindo dos conceitos jurídicos, que são mais diretos, e pouco liberam para uma analise subjetiva da pergunta, deixo ela aqui.
“O que é o Bem?”
E para ajudar (ou atrapalhar de vez...) :
“Como definir algo ‘bom’?”
“Existe algo intrinsecamente bom?”

Claro, que isso entra no ponto de vista das pessoas, impossível você discutir isso sem levar em consideração a “realidade” da pessoa. Enfim não há realmente uma resposta para todos (pelo menos assim acredito eu...). O que podemos debater é idéias e definições próprias. Mas, como isso ajudaria num processo de auto descobrimento, então achei valido colocar por aqui.
Bom, divirtam-se, Boa Sorte a todos, e T’+!

terça-feira, 5 de setembro de 2006

"O propósito do questionamento é a conscientização do próprio paradigma, numa tentativa de trazer à consciência nossas crenças e conceitos mais profundos, para que os reafirmemos à luz da razão, ou é uma tentativa de balançar e talvez alterar esse paradigma, enfraquecendo algumas crenças para uma reestruturação do eu? Ou... ambos!?"
Wow, eu ia ficar sem postar aqui por alguns dias, mas a luz dos novos questionamentos, e de eu ter ficado sem sono as 7 da manhã mudaram isso.
Bom! Vamos a resposta. (minha pelo menos)
Como disse a alguns posts atras eu estou no meio de um processo de mudança radical de paradigma, afim de assim compreender e englobar na minha realidade e personalidade todo um lado que estava dormente, e esquecido para ser mais exato.
Então, sim, eu quero conscientizar, meu proprio paradigma, e fazendo as partes mais elementais publicas e notorias assim talvez eu receba ajuda durante o processo de balançar e alterar o proprio paradigma enfraquecendo o alicerce do pensamento preguiçoso e pré-conceitual. Então, acho que a minha resposta seria ambos.
Como diria uma psicologa que conheci a alguns meses: "A destruição é uma parte fundamental da construção".

Próxima resposta:
"E sérioEsse tipo de coisa depende muito!O que eu vou dizer hoje eu vou mudar de idéia amanha, literalmente talvez"
Eu te entendo, na verdade, é exatamente por uma fase dessas que eu to passando agora, onde tudo simplesmente muda. Viver é mudar e na maioria dos casos, evoluir. Então por isso que eu agora instigo o pensamento nesse determinado assunto, para que da proxima vez que tudo mudar, vc possa se lembrar das ultimas respostas e mudar dentro de uma base, não simplesmente mudar, mas sim evoluir. Partir de um ponto e seguir adiante. Ou quem sabe voltar reparando erros de percepção cometidos no passado.

E por fim, porem não menos importante:
"Mas tu sabe que isso é até de certo modo ridículo de se pensar não sabe? Nós simplesmente vivemos (e continuamos vivendo) porque queremos saber o que vem a seguir, queremos ter tempo de experimentar todas as coisas, queremos sentir, simples assim. O ser humano tem uma carência imensa por sentir, e por rexperimentar, o que nos leva a prosseguir são nossos sonhos, que nada mais são do que experiências que queremos ter entende? "

Bom, essa pesquisa do "que vem a seguir", ja não seria uma curiosidade inata do ser humano, como uma medida preventiva de suicidios em massa? Sim isso parece loucura, mas se vc seguir por essa "teoria de conspiração" o proprio capitalismo seria uma medida de impedir que o ser humano deixasse de existir. Afinal nos prendendo a nova sensação do momento estariam nos imperdindo de refletir, e descobrir que vivemos pra sentir a proxima sensação, até que a ultima e derradeira venha. Mas seguindo na mesma pergunta, porque, mesmo que vivamos pra sentir, odiamos a dor? Por que, pregamos contra o Odio, a Raiva, e a Tristeza? Porque, escolhemos só uma gama curta de todas as sensações que um ser humano pode ter, em detrimento de uma ainda maior assim consideradas más? Ja notou que apesar de toda essa curiosidade, vamos até certo ponto, e temos que toda vez que estamos tristes é um acidente de percurso? Pense nisso, reflita porque você não curte uma tristeza, como você curte uma felicidade. Mais uma vez vai parecer simples, porem não é. Continuo mais tarde, ja to atrasado pra aula. :P Fuiz! Boa Sorte a todos!

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Bom, parece que deu certo a minha ideia de manter isso aqui mais filosofico, loooonga conversa no msn sobre os questionamentos que fiz hehehehehe.
Mas aparentemente uma das perguntas ficou meio que de lado, então vou deixa-la mais mastigada, e provavelmente complicar tudo de vez. ^^
"Porque você esta vivo?"
Num momento breve deve ser facil de responder isso.Vc pensa no seu coração batendo, no ar entrando e saindo do seu pulmão...
Porem como sempre, nada é tão simples!
Tem coisas mais importantes.
Por exemplo:
Por que você continua vivendo, sabendo que o resultado final, é definitivamente a morte?
Por que você, é você?
Foram as suas escolhas que te trouxeram até aqui?
Ou foi uma força oculta e misteriosa que te guiou?
Ou ja estava escrito o seu papel na peça da vida, você apenas cumpriu ele?
Ou foi o ambiente que traçou sua personalidade, e te toliu algumas opções, assim te trazendo até o ponto atual?
Bom, se ontem você definiu a sua realidade, e espero no processo você mesmo.
Hoje eu peço que pense em como você chegou ao resultado de ser você.
Lembre-se, você não é você por acaso, ou é. Depende do seu ponto de vista, e da realidade que escolheu.
Bom, sintam-se a vontade. Devo demorar pra publicar de novo.T'+ e Boa Sorte a todos!
- Nosce te ipsum -

domingo, 3 de setembro de 2006

Serio, eu queria que esse espaço aqui fosse de alguma utilidade, sabe...
...tivesse algum sentido de existencia e não simplesmente existo por existir.
Esse blog deveria ter algum sentido, em vez de ser um depositorio de fragmentos da minha mente, digamos quase como doses homeopaticas de pensamento lunatico.
Bom, então vamos ser mais pesados no conteudo certo?
Sei la, pensei em falar primeiro em realidade.
É um assunto maciço e que muitas pessoas tem certeza do que pensar sobre isso, realidade no caso.
É meio que um tabu falar mau da realidade dos outros, sabe, meio que como ofender a religião, que mais cedo ou mais tarde é obvio que faz parte da realidade daquela pessoa, mas é como ofender o conjunto da obra, tudo que ela crê e tem como verdade.
Bem, qual a sua realidade?
O que te importa mais, como vc define a sua realidade?
Qual as suas prioridades de real?
Quantas camadas tem a sua realidade?
Vc acha que tudo que vc vê e toca definem ela?
Ou os sentimentos são reais?
Sonhos! Podemos passar horas discutindo a realidade dos sonhos.
Sim sim, não espero que vc responda esse topico me detalhando toda a sua realidade. Porem, espero que os poucos que consigo tocar com essas palavras, parem algum tempo das suas vidas e realmente pensem no que as define, e no que eles se definem.
Lembre-se da pergunta final:
Porque você esta vivo?

Sim, eu sei que foi mais vago de todos os posts, porem para alguns pode ser o mais profundo.
Divirtam-se com as descobertas que farão.

- Nosce te ipsum -

Bom, atualizando...
...ando meio longe, mas o blog, não é a coisa mais "emocionante" que tem acontecido por aqui...
...e tem acontecido uma porrada de coisa por aqui...^^
Bom, chame como quiser, ando meio estranho, to deixando um lado da minha personalidade que tava latente ficar realmente mais forte agora, (não eu não to saindo do armario...¬¬), piadas a parte, Mudanças drasticas de comportamento e paradigma em funcionamento por aqui...

Bom, o Oculto sempre me deixou interessado, e bem se vc tem uma boa capacidade de ler na lingua Inglesa, tem um forum do oculto Occult Forums(REvIVEd), bem interessante, mas como tudo na internet, vc precisa filtrar o que ta entrando, e eu não to falando de virus, e sim que muita coisa é boa, porem tem tambem o outro lado. (e pra ser bem sincero, cada um sabe o que ta procurando...)

Bom, essa foi a dica de hj, divirtam-se e tomem cuidado.
T'+ e Boa Sorte a todos!